Tido como um exercício individual, a leitura ocupa espaços cada vez mais híbridos, acompanhando o desenvolvimento das novas tecnologias. Os clubes de leitura são tão antigos como a própria literatura, mas parecem ter ganhado um novo alento no contexto de uma pandemia que nos isolou do mundo, ao mesmo tempo que nos aproximou dos livros e das histórias que nunca tínhamos tempo para ler. Apresentamos cinco clubes de leitura ativos atualmente e lançamos o desafio para conhecerem muitos outros, sobretudo nas redes sociais, terreno fértil para a partilha de experiências e inquietações literárias.

Clube de Leitura PNL 2027 – integrado no Plano Nacional de Leitura, este projeto destina-se a introduzir novas dinâmicas de leitura e funciona na plataforma online Goodreads, onde é possível pesquisar e classificar livros, seguir autores e interagir com outros leitores. Todos os meses é escolhida uma obra que integra o PNL. As sessões são assíncronas e moderadas por um membro da equipa do Plano Nacional de Leitura. O acesso é livre, ilimitado e gratuito.

CLAMAO Clube de Leitura Abençoados Malditos é uma iniciativa da EC.ON – Escola de Escritas. Começa em abril, tem curadoria de João Paulo Cotrim e um número limitado de vagas. Ao longo de oito meses, os inscritos serão desafiados a ler os chamados livros e escritores malditos. Na sessão inaugural o curador irá apresentar as obras selecionadas. Dada a conjuntura, as sessões decorrerão em formato online.

CLAX/H – Humorista, apresentador e cronista, Ricardo Araújo Pereira é um ávido leitor e curador do Clube de Leitura de Obras de Humor, também promovido pela EC.ON. Tal como o nome indica, este é um clube de leitura dedicado a um género específico e já vai na terceira edição. As inscrições para este ano estão esgotadas, mas tudo leva a crer que continue em 2022. Preferencialmente presencial, mas atualmente a decorrer online devido à pandemia.

Heróides – Porque os livros salvam vidas e o feminismo salva o mundo. Este é o mote das Heróides – Clube do Livro Feminista criado pela Cassandra, uma estrutura de criação artística fundada em 2020 por Sara Barros Leitão. As sessões decorrem mensalmente em formato online e sempre com uma pessoa convidada. Todas as sessões são gratuitas e têm tradução em Língua Gestual Portuguesa. As inscrições são limitadas e abrem no primeiro dia de cada mês.

Comunidade de Leitores de Alvalade – Começou por ser um clube literário tradicional, mas a pandemia obrigou a adaptações e proporcionou mudanças. Regressou em 2021 e com o mesmo curador (o escritor Gonçalo M. Tavares), mas em formato online e uma nova abordagem à literatura. Ao invés da análise de uma obra literária em específico, propõe-se a abordagem de problemáticas da nossa sociedade com base em poemas portugueses. A inscrição é gratuita.