Pedro Pita Barros

Doutorado em Economia, Professor Catedrático na Universidade Nova de Lisboa, membro do Expert Panel on Effective Ways of Investing in Health (European Commission), membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida e membro do Conselho Nacional de Saúde. 

Conheça a sua obra em www.almedina.net


Pedro Pita Barros, economista e autor Almedina, está a acompanhar diariamente a evolução do Coronavírus na economia e sociedade portuguesa, um conjunto de artigos que iremos partilhar nesta rúbrica a que o autor chamou Vida com o Coronavírus da Covid-19

Nos tempos de coronavirus, a preocupação tem sido muito ligada à propagação do vírus, número de novos casos, capacidade de resposta (agora e no futuro) do Serviço Nacional de Saúde.

Com a adopção de medidas de emergência, com encerramento de estabelecimentos de ensino, com restrições a situações em que juntem muitas pessoas, a adopção de medidas de apoio social por parte do Governo, que vão certamente ajudar a passar por este período complicado da nossa vida colectiva.

É tempo também de solidariedade. As empresas terão toda a vantagem em terem uma abordagem flexível às circunstâncias, permitindo também novas ideias sobre como fazer tele-trabalho de forma produtiva. É preciso não esquecer que muitas famílias terão crianças a cargo, cujas escolas fecharam, e por isso os seus momentos de trabalho terão de ser diferentes do que estivessem nos seus locais de trabalho na empresa.

Mas há também outras contribuições, que surgem de forma espontânea, e que facilitam a vida. Um excelente exemplo é dado por Jorge Galhardas, que disponibiliza o matematik, uma plataforma de ajuda ao estudo de matemática (10º em diante), de forma gratuíta neste período, segundo o que anuncia no seu facebook: “A partir de hoje, e por tempo indeterminado, o acesso ao Matematik passa a ser GRATUITO para todos os alunos de “Matemática A” do 10º, 11º e 12º ano, bem como para os alunos dos Cursos Profissionais. No que toca a aprender matemática, esta quarentena ainda vai deixar saudades!” – nem só de grandes anúncios se constrói a sociedade.

Texto originalmente publicado por Pedro Pita Barros a 14 de março em https://momentoseconomicos.com/2020/03/14/vida-com-o-coronavirus-da-covid-19-2/